maçonaria maçonaria maçonaria maçonaria maçonaria contabilidade sao paulo abertura de empresa contabilidade manutenção ar condicionado manutenção de ar condicionado arrumar ar condicionado manutenção no ar condicionado

Composição Corporal

19/10/2012 05:41:59

Composição corporal é um conceito que diz respeito às proporções de músculo, gordura, osso e outras partes vitais do corpo. Do ponto de vista funcional e de performance, a massa corporal, ou peso medido na balança, pode não ser uma medida tão útil porque oculta a contribuição relativa dos diferentes tecidos no valor resultante. Imagine a figura dos dois homens de altura e peso semelhante, porém diferentes composições corporais. Dois homens de aproximadamente 1,80m e 105kg. Ambos seriam considerados acima do peso de acordo com as tabelas convencionais de distribuição epidemiológica de índice de massa corporal (IMC). Porém, um deles está visivelmente acima do peso e o outro é um homem de porte atlético, condicionado. A diferença entre eles é a composição corporal.

 

Saiba mais

» Alimentação e lesão

» Explosão muscular

» Medicina Ortomolecular


IMC


O índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular a obesidade. Trata-se de um método fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa, ou seja, é um preditor internacional de obesidade adotado pela Organização Mundial de Saúde(OMS). A fórmula para descobrir o IMC de alguém é o seguinte:

IMC=   ___________peso em quilos_____________ 
          (altura em metros) x (altura em metros)

Após isso, o resultado é comparado com uma tabela que indica o grau de  obesidade do indivíduo:

Resultado final 
Categoria adipômetro
<18,5 Abaixo do peso
18,5 - 24,9 Peso normal
25,0 - 29,9 Sobrepeso
30,0 - 34,9 Obesidade grau I
35,0 - 39,9 Obesidade grau II
>40,0 Obesidade grau III

A redução da massa corporal devido à perda de gordura pode aprimorar o desempenho. A perda de gordura melhora os níveis de força muscular relativa, potência e capacidade aeróbica.

Para obtermos uma redução da massa corporal devemos fazer uma redução da ingestão energética em um nível abaixo do dispendido de energia, ou uma manutenção da ingestão e aumento do gasto energético.

Dietas extremas podem levar a perda de massa corporal livre de gorduras (massa muscular), pode causar letargia, possível desnutrição, diminuição significativa do metabolismo em repouso (diminuindo o gasto energético diário).

Os ciclos repetidos de ganho e perda de peso podem fazer aumentar a capacidade do corpo em conservar energia, dificultando a perda de peso.

O dispendido energético diário é o Metabolismo em repouso + Efeito térmico dos alimentos + Atividade física diária. Para uma perda de peso o dispendido energético diário deve ser maior que a ingestão calórica diária.

Atletas devem monitorar regularmente as mudanças na massa corporal e na massa de gordura.


Leia também:

nutrição esportivaObjetivos da Nutrição Esportiva

Reduzir a fadiga, reduzir ou reparar lesões...

Leia mais...


atleta tomando café da manhãCafé da manhã: indispensável refeição para atletas

Leia mais...


comida de atletaComer muito, mas com qualidade, esse é o segredo dos atletas olímpicos.

Leia mais...


Julia do Valle Bargieri

Sou Julia Bargieri, especialista em Nutrição Esportiva. 

Através da nutrição, irei lhe mostrar como melhorar a sua saúde e seu desempenho esportivo.

Para saber mais sobre mim, clique aqui.

Compartilhar

Atletes Plus - 2012 © Todos os direitos reservados.

Consulta Serasa
Consulta Spc
Consulta Cpf
Consulta Cnpj
spc
spc
serasa
Consulta Serasa
Consulta Spc
Consulta Cpf
Consulta Cnpj
spc
serasa
spc