maçonaria maçonaria maçonaria maçonaria maçonaria contabilidade sao paulo abertura de empresa contabilidade manutenção ar condicionado manutenção de ar condicionado arrumar ar condicionado manutenção no ar condicionado

Se o seu joelho “range” ao movimentar a perna, cuidado! Pode ser Condromalácia Patelar

Condromalácia patelar, uma patologia no joelho, também conhecida como síndrome da dor patelo-femural, uma lesão degenerativa na cartilagem da patela, em que ocorre o amolecimento da cartilagem e consequentemente fissuras e erosões.

11/04/2012 09:07:12

Uma lesão frequente em atletas, principalmente praticantes de modalidades esportivas que exigem grande impacto nos membros inferiores, tais como modalidades praticadas em quadra, é a condromalácia patelar, uma patologia no joelho, também conhecida como síndrome da dor patelo-femural, uma lesão degenerativa na cartilagem da patela, em que ocorre o amolecimento da cartilagem e consequentemente fissuras e erosões.
 
A condromalácia atinge principalmente as mulheres, devido à biomecânica do corpo feminino e o desequilíbrio da força muscular (mulheres possuem o quadril mais largo, e isso sobrecarrega as articulações ocasionando o desalinhamento da patela).
 
As principais causas dessa lesão são os traumas diretos como pancadas, o excesso de peso, a falta de alongamento e fortalecimento muscular, desvios esqueléticos e excesso de repetições de exercícios com altas cargas.
 
Os principais sintomas são:

1. Crepitação no joelho (ao esticar e dobrar a perna, pode se sentir e ouvir um barulho como se estivesse triturando a cartilagem);
Travamento no joelho.
2. Dor na parte anterior (“na frente”) do joelho, ao redor e atrás da patela (principalmente ao subir e descer escadas e ao dobrar a perna por um longo período);
3. Inchaço no joelho;

Para se prevenir dessa lesão, é importante fortalecer e alongar a musculatura dos membros inferiores, manter o peso ideal para não sobrecarregar os joelhos, usar calçados apropriados, que possuam um bom sistema de amortecimento, treinar em locais que possuam piso apropriado (caso isso não seja possível, tente alternar os treinos físicos entre quadra, grama e piscina, pois na água o impacto é menor do que na quadra, assim como na grama).
 
Ao persistirem os sintomas procure orientação de um ortopedista especialista em joelho.
 
Karinne Marques – Equipe Atletes

twitter @karinnehang
email karinne@atletes.com

Compartilhar

Atletes Plus - 2012 © Todos os direitos reservados.

Consulta Serasa
Consulta Spc
Consulta Cpf
Consulta Cnpj
spc
spc
serasa
Consulta Serasa
Consulta Spc
Consulta Cpf
Consulta Cnpj
spc
serasa
spc