maçonaria maçonaria maçonaria maçonaria maçonaria contabilidade sao paulo abertura de empresa contabilidade manutenção ar condicionado manutenção de ar condicionado arrumar ar condicionado manutenção no ar condicionado

Dor na sola do pé?

Pode ser sobrecarga nos treinamentos

09/05/2012 06:30:41

Inflamação na planta do pé – fascite plantar

Dores na “sola do pé” ao pisar no chão após se levantar da cama? Cuidado! Você pode estar com fascite plantar.

Fascite ou fasceíte plantar é uma inflamação na “sola do pé”.  Que pode ocorrer devido à sobrecarga decorrente de caminhadas e corridas intensas, o tipo de pisada também é um fator desencadeador dessa inflamação (pés com pisada para fora e pés com pisada para dentro) e pessoas com excesso de peso também podem sofrer desse mal.


» Tratamento com infiltração intra-articular

» Técnica com sangue regenera cartilagens de atletas

» Tipos de fraturas comuns em atletas


A fascite é muito comum em atletas, devido ao excesso de treinamentos. Essa inflamação causa dores no calcanhar e na planta do pé ao andar, principalmente após ter ficado um longo período parado, sentado ou deitado.

Esse tipo de dor pode ser comparado a uma agulhada, uma pontada que lateja na região, além de rigidez no local da dor.

fascite

De acordo com o ortopedista, Dr. Marcelo Nogueira Silva, o tratamento indicado é essencialmente conservador, com fisioterapia, gelo local, anti-inflamatórios, repouso, mudança de calçados e principalmente alongamento da panturrilha e da fáscia plantar. Esse tratamento costuma dar bons resultados em 70% dos casos, em três meses. O tratamento dos casos mais graves pode durar até seis meses e caso não haja uma melhora deve se recorrer à cirurgia.

Para prevenir é importante manter o peso ideal, usar calçados apropriados para a pratica esportiva, fortalecer a musculatura, aquecer bem antes dos treinos e realizar alongamentos na região.

Dicas de alongamentos e massagem

fascite

1 - Sente-se em uma posição confortável de maneira que consiga segurar o pé e puxar a ponta, a fim de estender a planta do pé. Mantenha a posição por 30 segundos e troque de perna. Repita esse procedimento três vezes em cada perna.

fascite

2 - Sente-se com as pernas estendidas ou levemente flexionadas, puxe as pontas dos pés e segure. Mantenha a posição por 30 segundos. Repita esse procedimento três vezes.

fascite

3 - Apoie as mãos na parede, na altura dos ombros e os pés apontados para frente. Coloque uma perna para trás apoiando o calcanhar no chão. Dobre a perna da frente lentamente, mantendo o joelho da perna de trás esticado e a planta do pé totalmente encostada ao chão. Mantenha a posição por 30 segundos e troque de perna. Repita esse procedimento três vezes em cada perna;

fascite

4 - Coloque uma bolinha em baixo do pé e faça movimentos suaves para frente e para traz, a fim de massagear a região. Movimente durante 1 minuto em cada pé. Repita o procedimento 3 vezes.

 

Karinne Marques – Equipe Atletes
Siga-nos no Twitter: @atletes

Compartilhar

Atletes Plus - 2012 © Todos os direitos reservados.

Consulta Serasa
Consulta Spc
Consulta Cpf
Consulta Cnpj
spc
spc
serasa
Consulta Serasa
Consulta Spc
Consulta Cpf
Consulta Cnpj
spc
serasa
spc